O Legado da Pandemia

Autores

  • Wellington Farias Molina Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE), São Paulo, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.61443/rto.v24i2.456

Resumo

Sazonalmente a humanidade é acometida por uma pandemia devastadora e mortal, assim foi com a Peste Negra (Peste Bubônica) no século XIV, a Gripe Espanhola no início do século XX e, recentemente a praga do Coronavírus que ceifou milhões de vidas no Brasil e no mundo.

Apesar da elevada letalidade da doença, houve também uma mudança no formato das aulas nas instituições de ensino, abrindo espaço para a modalidade online, permitindo a manutenção do aprendizado à distância, sem riscos de contaminação para professores e alunos.

Mesmo na Medicina, onde o contato com o doente é fundamental, as aulas e discussões de casos pelas plataformas digitais permitiram a ampliação do número de participantes, uma vez que colegas de outros estados e outras regiões, eventualmente até de outros países passaram a interagir, emitindo suas experiências e opiniões, enriquecendo o aprendizado e a troca de conhecimentos.

Entrementes não podemos deixar de estimular o contato médico-paciente, lembrando sempre que a propedêutica, em especial o exame físico, é a melhor ferramenta para o residente ter contato com as situações clínicas e treinar a melhor forma de resolvê-las, ética e humanamente.

Dessa forma cumpre aos preceptores, aproveitar este legado positivo da pandemia, que é a possibilidade de utilizar os recursos digitais para estimular o pensamento clínico, quer através de aulas quer através de discussões de casos e situações do dia a dia da Ortopedia e Traumatologia, agregando-os aos métodos tradicionais de ensino como discussões à beira dos leitos, bem como no atendimento ambulatorial e de pronto -socorro sob a orientação dos médicos assistentes , capacitando nossos residentes através dessa formação holística, a exercer uma medicina de qualidade e excelência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

1.
Molina WF. O Legado da Pandemia. RTO [Internet]. 12º de agosto de 2024 [citado 21º de novembro de 2024];24(2):1. Disponível em: https://rto.emnuvens.com.br/revista/article/view/456