Tratamento de fratura de colo do fêmur em paciente com sequela de poliomielite
Palavras-chave:
poliomielite; fraturas do colo femoral; prótese de quadril.Resumo
A poliomielite aguda é uma doença infectocontagiosa erradicada no Brasil desde a década de 1990, causada por um enterovírus de transmissão via fecal-oral ou oral-oral. Na forma crônica da doença, as sequelas como pé cavo e equino, hiperlordose compensatória, marcha de Trendelenburg por insuficiência do glúteo médio, padrão de abdução, flexão e rotação externa do membro acometido e de obliquidade pélvica são as mais frequentes. Junto a isso, a matriz óssea desses pacientes tem uma diminuição de densidade maior do que a população em geral. Objetiva-se ilustrar como a escolha da via de acesso e o material utilizado podem melhorar a adaptação do paciente.
Downloads
Referências
Tchdjian MO. Pediatric Orthopedics. 2nd ed. Philadelphia: W. B. Saunders Co; 1972.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes
de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Síndrome Pós-Poliomielite e Co-morbidades. Brasília: Ministério da Saúde;
Oliveira ASB, Quadros AAJ, Gabbai AA, Steiner AL, Viana CF, Barros DR, et al. Síndrome pós poliomielite (SPP): orientações para profissionais de saúde. São Paulo: SES/SP; 2008.
Canalle ST, Beaty JH. Campbell cirurgia ortopédica. 12ª ed. Rio de janeiro: Elsevier; 2017.
Giancarlo Cavalli Polesello. Artroscopia do Quadril. In: Gomes LSM, editor. O Quadril. São Paulo: Atheneu; 2010. p. 169-80.
Nelson Keishe Ono. Osteotomias no Tratamento da Artrose do Quadril. In: Gomes LSM, editor. O Quadril. São Paulo: Atheneu;
p. 181-86.
Itiro Suzuki. Fraturas do Colo e da Cabeça Femoral. In: Gomes LSM, editor. O Quadril. São Paulo: Atheneu; 2010. p. 301-10.
João Antonio Matheus Guimarães. Fratura Trocantérica. In: Gomes LSM, editor. O Quadril. São Paulo: Atheneu; 2010. p. 311-20.
Queiroz RD, Franco RS, Borger RA. Via de acesso lateral do quadril. Técnicas em Ortopedia. 2001;1(2):7-14.