Fixação cervical (C2-C3) anterior com parafusos

Proposta de nova técnica

Autores

  • Orli José Néri USP
  • Antonio Carlos Shimano USP
  • Carlos Fernando Pereira da Silva Herrero USP
  • Helton Luiz Aparecido Defino USP

Palavras-chave:

Coluna cervical, Parafusos ósseos, Biomecânica

Resumo

A dificuldade técnica para a realização da fixação anterior por meio de placas e parafusos do segmento ver tebral C2-C3, relacionadas com a retração das estruturas ao redor do segmento vertebral, exposição adequada do local e posicionamento dos parafusos da placa, motivou o desenvolvimento de uma nova modalidade de fixação desse segmento utilizando somente parafusos. A fixação do segmento vertebral C2-C3 de acordo com a técnica proposta e utilizando somente parafusos requer menor exposição do segmento vertebral e não apresenta as dificuldades técnicas da fixação convencional com as placas e parafusos. Foram realizados ensaios mecânicos comparando a técnica proposta (fixação isolada com parafusos posicionados no sentido caudo cranial) e a fixação rotineiramente utilizada (placa em H e parafusos). Os resultados dos ensaios mecânicos realizados mostraram que a fixação do segmento C2-C3 por meio de parafusos não foi inferior do ponto de vista mecânico quando comparado com a fixação por meio da placa em H do tipo Orozco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Orli José Néri, USP

Pós-graduando do Departamento de Medicina, Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Antonio Carlos Shimano, USP

Professor Doutor do Departamento de Medicina, Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Carlos Fernando Pereira da Silva Herrero, USP

Pós-graduando do Departamento de Medicina, Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Helton Luiz Aparecido Defino, USP

Professor Titular do Departamento de Medicina, Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Referências

Baraz, R., Lee, M.J., Yoo, J.: Incidence of disfagia afrer cervical spine surgery. Spine, 27: 2453-58, 2002.

Defino HL, Neri OJ, Shimano AC. Anterior C2-C3 fixation with screws: proposal ofa new technique and comparative mechanical assays. Eur Spine J, 15(7):1159-64, 2006.

Orozco DR, LlovetTJ. Osteosinthesis en las fracturas de raquis cervical: nota de technical. Rev Ortop. Traumatol (1970) 14:283-288.

Tuite GF, Papadopoulus SM, Sonntag VKH. Caspar plate fixation for the treatment ofcomplex hangman' s fractures. Neurosurgery 1992; 30:761-764.

Verheggen R, Jansen J. Hangman' s fracture: arguments in favor of surgical therapy for type II and III according to Edwards and Lewine. Surg. Neurol 1998;49:253-62.

Downloads

Publicado

2008-03-08

Como Citar

1.
Néri OJ, Shimano AC, Herrero CFP da S, Defino HLA. Fixação cervical (C2-C3) anterior com parafusos: Proposta de nova técnica. RTO [Internet]. 8º de março de 2008 [citado 19º de setembro de 2024];8(2):27-33. Disponível em: https://rto.emnuvens.com.br/revista/article/view/345

Edição

Seção

Artigos